quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Funge na Cachupa

A minha família é assim, meia esquisita, tipo Funge na Cachupa.
Sempre comemos coisas estranhas, que mais ninguém come e que ninguém parece conhecer ou ter ouvido falar e, quando ouvem, ficam arrepiadas.
Não obstante de na nossa casa sempre se ter comido funge e Muzongê, coisas que petrificavam as minhas amigas de medo, há coisas bem mais estranhas a entrarem nos nossos sistemas digestivos.
Então lembrei-me de fazer uma lista de coisas só nós comemos e mais ninguém conhece:
- pão com manteiga e açúcar. Imaginem-se crianças e a vossa mãe proibiu-vos de rapar a bacia da massa do bolo. Agora, há uma figura adorável nas nossas vidas chamada avó, que nos dá um belo papo-seco com bué de manteiga e açúcar. Os olhos já brilham, não é?
- arroz de forno no dia seguinte com ovo estrelado por cima. Os restos do arroz torrado, agarrado à assadeira, bem tostado como eu gosto. Já imagino a mais nova a lamber os lábios;
- salada de azedas, essa bela erva que cresce nos muros Transmontandos e da qual até os mais cépticos (aqueles que duvidavam da existência dessa mítica planta) se tornaram fiéis seguidores.
- bolo de Gilda: com suas frutas secas a rodos, o creme de ovo a cobrir todo o bolo e regado com muitas saudades. É feito com muito amor e carinho e toda da dedicação do MUNDO. É o bolo oficial da família, é aquele que se usa nas melhores festas. Se há celebração, há bolo de Gilda.
- Banana com queijo...E há quem tenha comparado isto a comer pizza com arroz. Há gostos para tudo;
- massa de cabidela de coelho: ai que saudades. Tenho que parar já com isto.
-e agora, the last but not the least, o mais hediondo, o mais arrepiante e horripilante: ovo estrelado com açúcar na gema. Sim, eu sabia que essa seria a vossa reacção.
Mas não interessa o que comamos, porque teremos sempre um resto de bifinho no forno, para pôr dentro do pão e apaziguar os estômagos mais revoltos e apaziguar a fome.

4 comentários:

Unknown disse...

Estimada Diuska,
Como certamente já terás recebido outras solicitações idênticas, também eu gostaria se possível receber algumas indicações e dicas da tua parte em relação à vida na região do Soyo.
Neste momento existe para já a remota possibilidade de poder trabalhar 12 meses na zona do Soyo e ficaria agradecido por toda e qualquer informação que me possas facultar.
Sou um ribatejano de Santarém e para já estou bastante motivado com esta eventual oportunidade.
Antecipadamente grato,
Carlos Correia

diuska disse...

Olá

Bem a zona do Soyo é muito grande. Vai estar mesmo na vila ou nos arredores? De uma forma geral posso-lhe dizer que a estadia nesta região depende muito dos projectos que abraçamos.

Anónimo disse...

Querida Nádia:
Como eu gosto do que tu escreves!Sobretudo por que me transporta a tempos idos. Pão feito pela avó Nice com manteiga quentinho e açúcar... Que delícia!!!O bolo de Gilda fica prometido para o teu regresso. Beijinhos grandes.´
Filózinha

Mariana Marques disse...

arrozinho de forno do dia anterior com ovo estrelado, já me estou a espumar.
que saudades da salada de azedas :(

beijos