quinta-feira, 6 de março de 2008

Hasta Siempre

Fidel Castro é uma das figuras incontornáveis da nossa história. Desde sempre nos acompanhou a par e passo, durante a nossa hora de jantar.
Há quem não goste dele, há quem goste. As opiniões são assim, não precisam de ser todas iguais.
A verdade é que pensei que ele seria um daqueles homens que iria durar para sempre. Desde os tempos de Sierra Maestra, até os dias correntes, ainda que nos últimos tempos se apresentasse doente e fragilizado, Fidel Castro foi uma figura omnipresente e coerente. Fidel Castro será sempre “El Comandante”, mesmo para os seus opositores!
Recordo-me da sua figura, há 10 anos atrás, falando para um público jovem e ao rubro, com uma oratória invejável, discorrendo durante horas sobre economia Mundial, história, religião, política… Durante horas ninguém arredou pé, assoberbada estava a plateia com tal figura.
Foi com choque que colhi a notícia da sua renúncia. Era algo inevitável, mas ao mesmo tempo inesperado. Era suposto “El Comandante” durar para sempre. A marca que deixará no Mundo não será certamente indelével.
De entre as suas frases mais célebres seleccionei uma, que acho que é realmente impressionante, principalmente estando aqui em Angola

“Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana”.
Só nos basta dizer, “Hasta Siempre, Comandante”!

Sem comentários: