domingo, 4 de maio de 2008

O Avô, o Pijama e o Leão

Se o meu avô fosse vivo teria agora 84 anos, te-los-ia feito na quarta-feira.

Não era uma pessoa muito expansiva, mas sempre me impressionaram os seus olhos da cor do mar.
Sempre pensei para mim mesma: "quem tem os olhos assim, deve ser muito bom!" e nunca questionei isso.

Quando eu era pequena o meu avô deu-me um pijama, que cheirava muito bem. Ainda hoje me lembro do seu cheiro. Era um cheiro a sabonete de flores e alfazema e por mais que os anos passassem o pijama continuava a cheirar assim.

Dormia muitas vezes em casa dos meus avós, com as minhas tias. Gostava do barulho dos carros a passar na estrada e do ruído do contador de água. E gostava especialmente das estórias de Angola, que iam alimentando a minha fértil imaginação infantil. Também me lembro dos amigos do meu tio que iam lá a casa tocar viola. Muitas vezes "fugi" da minha casa para dormir na dos meus avós.
É engraçado como estamos a regressar a Angola.
A geração dos meus pais (a da Utopia segundo Pepetela) tem receio de regressar, mas deixaram em nós aquele bichino de Angola. E nós aceitámos o repto e regressámos, para ver, ouvir e poder contar.
Penso o que diria o meu avô se fosse vivo. À cerca disso relembro o meu 22º aniversário em que o meu avô me dizia "com a tua idade já eu estava em Angola e tu Nicinha (a minha avó) já tinhas a Detinha. Mas sabes, voltava a casar contigo".

No outro dia a minha tia dizia "tens que ir a Saurimo, ver o sítio onde o teu avô matou o Leão". A foto está lá, em todo o lado, para provar que houve um tempo em que os Leões povoavam Angola. Gostava de ir lá a esse sítio.
Agora é um local diferente, mas de certeza que o meu avô ia gostar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Querida Nádia:
Linda esta homenegem que tu fazes ao teu avô. Como ele gostaria de ter sabido o valor daquele pijama para ti!
Quanto a Saurimo, pode ser que um dia possamos juntas viajar até lá... quem sabe? E relembrar a história do leão e tantas outras que o avô contava.
Beijinhos grandes da tia Filó

Anónimo disse...

É engraçado... o meu pai também esteve em Saurimo, na Lunda Sul e também tem fotografias com um leão que mataram! :) Mais uma prova que existia leões em Angola! Houvi várias "estórias" contadas pelo meu pai sobre Angola e também tive aquele bichinho de visitar este país... Via-me muitas vezes naquelas fotos que o meu pai me mostrava desta terra... "Belos tempos..." dizia ele à medida que ia passando as fotografias... Mas os tempos mudaram, não é verdade? Ele já não quer voltar cá... a mágoa é maior que a vontade e a idade também avança.
Beijinhos grandes directos de Benguela. Liza

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.