domingo, 6 de julho de 2008

O Cacimbo

Em África tudo muda constantemente. Como dizia Luis Vaz de Camões: “Todo o Mundo é Composto de Mudança”. É na natureza que mais se reflectem essas mudanças.
Em Angola há duas estações a Seca e a das Chuvas.
Na estação das chuvas tudo é vida, tudo floresce, tudo é verde da cor da esperança.
A Estação seca, o Cacimbo, tudo se torna castanho, monótono, quase sem vida.
É difícil alienarmo-nos desta paisagem, ela transporta para nós a melancolia de um Inverno.


No Cacimbo não há água. Os rios secam e ao burburinho das águas deixa de estar presente na nossa viagem. No Cacimbo tudo é escasso, mas sempre se vê algo que nos faz lembrar que por baixo desta paisagem de escombros, há uma vida que espera o despontar com as primeiras chuvas.
As queimadas invadem a paisagem. Onde outrora se viam ricos pastos, agora tudo se cobre de castanho e preto. O som do fogo a avançar sobre o espaço é impressionante.


Mas todos sabemos que o Cacimbo dura 6 longos meses. São meses de espera, que nos fazem acalentar a esperança de que tudo irá mudar novamente.
Esperemos pelas primeiras gotas de água.

3 comentários:

Anónimo disse...

e eu gosto mais da chuva e da seca quando estou contigo, por isso espera o tempo que tiveres que esperar para irmos curtir as alterações climatéricas bem juntinhas (e em Portugal de preferência).

Unknown disse...

Que saudades que eu tenho do cheiro do cacimbo!às vezes sinto -o-fico quietinha a ver se não foge-mas é uma sensação tão breve que não a consigo reproduzir.

Diz-me tu a que cheira o cacimbo...beijos grandes Mãe

diuska disse...

Para as minhas meninas,

Eu também gostava mais do Cacimbo se vocês estivessem aqui.
Mas a que cheira o Cacimbo? Acho que a isso só saberei responder no dia em que sentir a sua ausência. Acho que essa sensação vem com aquilo a que chamamos saudade, não é verdade?