sábado, 10 de janeiro de 2009

Bom, viradas as cartas do ano novo, contados os números do avesso, eis que inicia um ano Novo. O novo século já vai avançado e se não tivermos atentos estamos novamente a fazer a contagem decrescente.
Passaram algumas semanas em Portugal, onde tive tempo para me espraiar a cumprir todas as promessas que tinha feito, a matar saudades, a ocupar o tempo com quem gosto.
Fiz quase tudo, também tinha que deixar algo para fazer a próxima vez.
Matei saudades do frio, enfiei as mãos na neve, fiz sku, sentei-me numa esplanada a ver o sol de Inverno, comi caril de camarão, sentei-me à frente da lareira, distribuí abraços, distribuí presentes e sorrisos, liguei o aquecedor no máximo, usei camisolas interiores, andei de metro, percorri a rua de Santa Catarina a pé.


Fiz almoços de primos e de primas, fui ao cinema, vi o concerto da minha irmã, ouvi gentes e cantares que me encantavam os ouvidos, vi os filhos dos amigos, comi alheira, comi requeijão, fui à loucura dos saldos, comprei carne no talho (sem que a ASAE soubesse que o meu talhante pega no dinheiro com a luva com que corta a carne), enfiei-me na fnac a comprar livros e cd's como se não houvesse amanhã.
Fiquei muito tempo a olhar pela janela a ver o sol a pôr-se, ténue e envergonhado ao longe, mas cheio de rubor, a ver a iluminação das ruas e os arcos de granito a ocuparem o outro lado da rua.




Adorei a sensação de acordar com o nariz gelado, o cheiro das castanas na rua, os pregões das peixeiras e das feirantes, abrir os presentes de Natal. Até do bacalhau cozido gostei!

Corri o país de lés a lés. Fiz tudo o que tinha direito.

Claro que com isto não trouxe só uma check-list preenchida, mas também trouxe na bagagem umas frieiras que ficam coladas a todas as malhas que uso e mais 1 kg na cintura...Vicissitudes da vida de emigrante.


5 comentários:

Luciana disse...

Pequenos momentos como estes fazem-nos lembrar porque voltamos sempre a alguns lugares com as mesmas pessoas.

Anónimo disse...

É obvio que ver o concerto da tua irmã foi o ponto mais importante da lista. Tinha sido o segundo se tivesses assistido ao show de dança da tua prima mais nova.

diuska disse...

É certo que ver a minha prima mais nova a dançar deveria ser um prazer. Contudo, tive a honra de assitir à festa de Natal e ouvi-los a cantar "Oh rrrapi day".

Anónimo disse...

e...como fiquei triste ao ver a foto da minha amiga em Évora...e, n se ter lembrado de telefonar a estes amigos que aqui moram!!!!
Sim, em Angola estivemos apenas de férias e a tua maezinha bem te podia ter dado o nosso telefone, ou tb me podias ter contactado por mail.

diuska disse...

Desculpa, mas foi a vontade de comer umas migas que me fez correr até Évora.
Para a próxima ligo, está prometido.