sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As sms e as tendinites!

Há algum tempo que a palavra tendinite entrou no nosso glossário.
Não entrou só no campo lexical das conversas dos autocarros. “Olha pá, tenho uma tendinite num ombro que não me permite levantar o copo! E o pior é que o meu médico da caixa não quer saber!”
Não, também entrou no campo das doenças profissionais. O uso do rato é um dos grandes causadores de tendinites. Que loucura.
Outra grande causa é escrever mensagens nos telemóveis. Há quem tenha desenvolvido técnicas muito interessantes e eficazes.
Mas tenho de facto de falar nisto porque fico impressionada impressiona com a forma como as pessoas escrevem mensagens no telemóvel. Isso sim, é de facto soberbo, que velocidade (como se não houvesse amanhã), que técnica, que emoção.... Por vezes fico extasiada e perplexa com as pessoas a mandar mensagens. A conduzir, a tomar banho, a cozinhar… uma panóplia de acções que em conjunto só podem ter um efeito desastroso.
A utilização do dedo polegar é de facto um factor de risco. Qualquer dia temos alguém a dizer “lesionei-me a mandar uma sms”.
As pessoas mandam mensagens por tudo e por nada. para namorar, para desnamorar, para agendar reuniões, para se insultarem, para marcar encontros… Com tanta coisa para fazer com o serviço de sms de um telemóvel o mais certo é acontecer uma das duas hipóteses:
- ou a evolução da raça Humana, na qual teremos seres com dedos polegares enormes e delicados, para conseguir marcar as teclas cada vez mais pequenas de uma forma expedita,
- ou uma geração incapacitada de usar o dedo polegar por excesso de utilização!
A única vantagem é que podem dizer ao médico do trabalho que a lesão se deve à utilização do rato do computador. Boa desculpa!
Por isso o melhor é abolirmos esta prática, que acabará por dar cabo da nossa produtividade (e acho que para isso não precisamos de motivos e ajuda).
Vamos voltar aos tempos de antigamente, a marcar as horas para os encontros e a conversar como pessoas.

Até estou a pensar em fazer um abaixo-assinado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Nádia
Cá por casa alguém se vai reformar por doença proffisonal antes de começar a trabalhar. E aculpa não é do rato do computador!! Está na altura de exerceres a tua autoridade de madrinha...

Beijinhos

Tia Ana