sábado, 23 de agosto de 2008

Como é do conhecimento público, as eleições legislativas em Angola realizar-se-ão no dia 5 de Setembro de 2008. Para além de ser um acto político, é também um acto histórico, uma vez que é a segunda vez em toda a sua história que são realizadas eleições livres em Angola. As últimas foram em 1992 e certamente todos se recordam do que se sucedeu nos dias e anos que se seguiram. Mais 10 anos de guerra civil, fractícida e sangrenta, que arrastou a população para uma situação de miséria indescritível. Foram milhões os que fugiram das Províncias; à procura de uma vida melhor que nunca chegaram a conquistar. Tenho na minha imagem, até hoje, uma reportagem que a SIC fez acompanhando os refugiados. Recordo-me de um deslocado que tinha levado um tiro na cabeça e continuava a caminhar. Recordo-me em especial da minha mãe a olhar para tudo isto e pensar no que se estava a passar, enquanto algumas lágrimas escorriam pela face. Foi assim em 1992. Felizmente está-se agora perante um cenário totalmente diferente, no qual se tenta consolidar uma democracia e dar o exemplo à comunidade internacional, credibilizando assim todo um regime democrático. A coisa à qual mais acho graça é a informação via sms e por telemóvel. Ora basta mandar uma sms para um determinado número que logo se fica a saber qual a mesa de voto. Esqueçamo-nos por momentos que estamos num país onde 80% das pessoas vive na miséria, 65% são analfabetos e que outros tantos não têm simplesmente telemóvel. Se esquecermos tudo isto, sim acharemos que é possível este sistema funcionar. As expectativas são muitas, muitas mesmo.

Vamos simplesmente aguardar e ver como vai correr todo este processo, que foi tão ambicionado.



Sem comentários: